
Alunos ganham quando a família e a escola atuam em parceria. Foi essa mensagem que o educador canadense Larry Tomiyama levou no seu bate papo com os pais na noite da última quarta-feira, na Maple Bear Taubaté.
No encontro Tomiyama resumiu o trabalho que realizou durante as duas semanas de permanência na unidade Taubaté, em que pode aprimorar com toda equipe os fundamentos da educação canadense.
A parceria família-escola a que o educador se refere diz respeito a pequenos gestos que podem fazer diferença no desenvolvimento das crianças. O encorajamento diante de situações adversas é um exemplo.
“Parece uma característica da cultura do brasileiro proteger excessivamente os filhos. Precisamos ensiná-los que está tudo bem se eles cometerem erros. Eu vou corrigir você, vou ajudar você, mas errar também faz parte do processo de aprendizado”, explica.
A metodologia canadense aplicada na Maple Bear Taubaté prevê o incentivo à autonomia.
“É natural como pais queremos facilitar tudo para nossos filhos”, complementa ele, revelando as experiências que teve no desenvolvimento dos dois filhos, hoje com 27 e 25 anos. “Mas quando percebemos que eles desenvolveram algo sozinhos, é muito gratificante”.
E a prática de sala de aula tem o objetivo justamente de ajudar as crianças a administrarem melhor suas emoções e sua autonomia e com o passar do tempo isso se reflete nas tarefas do cotidiano fora da escola. O incentivo a leitura e a escrita também possibilitam aos alunos a descoberta de suas habilidades e também sobre a melhor maneira como aprendem. “Os pais e professores podem ajudá-las nessa percepção e autorreflexão”, detalha o educador.
Este processo de autorreflexão também deve ser aplicado nos conflitos do cotidiano. Bem como a percepção sobre seus sentimentos diante das adversidades. “Nós procuramos incentivar muito a criança a identificar os problemas e pensar em como solucioná-los”, completa.
Como exemplo Tomiymana compartilhou a experiência que viveu em uma escola onde atuou no Canadá. A instituição trabalha com as crianças com problemas severos de comportamento. Segundo o educador a confiança e o relacionamento que elas desenvolvem com os professores são estímulos para ajudá-las a superar as dificuldades. “As crianças precisam se sentir seguras e estabelecer vínculos e confiança com os professores e isso é muito utilizado na Maple Bear. O cuidar das crianças, o amor e o acolhimento ajudam a desenvolver um senso de pertencimento à comunidade escolar e de confiança acelerando o desenvolvimento da autonomia”, conclui.